Estrelinhas

domingo, 1 de abril de 2012

A maquete


A maquete da sala de aula (atividade prática)



           A principal característica estrutural da maquete é a função de representar a realidade, com detalhes não vistos em outra representação, favorecendo a passagem da representação tridimensional para bidimensional, possibilitando o domínio visual do espaço a partir de um modelo reduzido.
          Essa redução apesar de não seguir uma escala única, permite ao aluno ver o todo e, portanto, refletir sobre ele. O objetivo do trabalho com maquete é chegar ao ponto de vista vertical, por isso não é necessário construir em escala.
Material necessário: Papel A4, lápis de cor, caneta hidrográfica, caixas de sapato, tampinhas de refrigerante, caixas de fósforo, cola.
Atividade prática: Nesta atividade os alunos trabalham em grupo; primeiramente observam com atenção a sala de aula para identificar os objetos que estão em seu interior (mesas, carteiras, cesto de lixo, etc.) e assim estabelecendo as suas localizações. A seguir escolhem a forma de representação dos objetos, por meio de caixas de fósforo ou tampinhas, e as caixas de sapato servem como a estrutura física da sala de aula, base para os objetos. Observam a localização do mobiliário, à direita da porta, à esquerda do quadro negro, etc. Esse exercício de localização leva os alunos a situar os objetos utilizando pontos de referência fixos.
           Os alunos só devem iniciar a construção das maquetes após serem feitas todas as observações necessárias. O importante a ser repassado nesta atividade é a questão da proporção, ou seja, elementos maiores devem ser representados por obejtos maiores. (OLIVEIRA, Ana Keyla Pereira de; WANKLER, Fábio Luiz.REVISTA ACTA GEOGRÁFICA, ANO II, N°4, JUL./DEZ. DE 2008. P.55-65).

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