A maquete da sala de aula (atividade prática)
A principal característica estrutural da maquete é a função de representar a
realidade, com detalhes não vistos em outra representação, favorecendo a
passagem da representação tridimensional para bidimensional, possibilitando o
domínio visual do espaço a partir de um modelo reduzido.
Essa redução apesar de não seguir uma escala única, permite ao aluno ver o todo
e, portanto, refletir sobre ele. O objetivo do trabalho com maquete é chegar ao
ponto de vista vertical, por isso não é necessário construir em escala.
Material
necessário: Papel A4,
lápis de cor, caneta hidrográfica, caixas de sapato, tampinhas de refrigerante,
caixas de fósforo, cola.
Atividade
prática: Nesta atividade
os alunos trabalham em grupo; primeiramente observam com atenção a sala de aula
para identificar os objetos que estão em seu interior (mesas, carteiras, cesto
de lixo, etc.) e assim estabelecendo as suas localizações. A seguir escolhem a
forma de representação dos objetos, por meio de caixas de fósforo ou tampinhas,
e as caixas de sapato servem como a estrutura física da sala de aula, base para
os objetos. Observam a localização do mobiliário, à direita da porta, à
esquerda do quadro negro, etc. Esse exercício de localização leva os alunos a
situar os objetos utilizando pontos de referência fixos.
Os alunos só devem iniciar a construção das maquetes após serem feitas todas as
observações necessárias. O importante a ser repassado nesta atividade é a
questão da proporção, ou seja, elementos maiores devem ser representados por
obejtos maiores. (OLIVEIRA, Ana Keyla
Pereira de; WANKLER,
Fábio Luiz.REVISTA ACTA
GEOGRÁFICA, ANO II, N°4, JUL./DEZ. DE 2008. P.55-65).
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