Trabalhando
o mapa do Brasil no 1º ano do Ensino Fundamental
Objetivo
Trabalhar com mapa do Estado desenvolvendo nos alunos a noção de localização e interpretação de mapas.
Material necessário
Atividade
impressa, cartolina ou papel madeira, lápis, lápis de cor, tesoura, cola,
revistas e jornais.
Procedimentos
Depois de ter
passado pelas etapas básicas sobre localização e interpretação de mapas de forma mais
simples como por exemplo, o mapa do bairro, o mapa da sua cidade, a professora pode então introduzir a aula sobre
o estado em que vivem, representado-o em mapa. Deve, além de trazer o mapa para sala de aula,
explicar aos alunos que toda cidade fica localizada dentro de uma estado. A nível de conhecimento pode relatar que dentro do nosso país existem vários estados, formando assim o Brasil.
Sugestões de Atividades
- Pedir aos alunos que pintem dentro do mapa do Brasil o nosso estado. Antes a professora deve mostrar onde esta localizada a cidade em que vivem dentro do mapa.
- Como atividade complementar a professora pode trabalhar com a turma sobre a diversidade de povos no país, a professora pode trazer o mapa do Brasil ampliado em um cartaz e pedir aos alunos que recortem de revistas e jornais imagens do povo brasileiro.
Sugestão pós-atividade
Como uma forma
de valorizar as conquistas dos alunos, a professora pode colar as atividades feitas por eles num espaço da sala de aula, como por exemplo, formar um varal de
atividades.
Avaliação
Verificar se os alunos compreenderam a representação do estado em que vivem no mapa.
Verificar se os alunos compreenderam a representação do estado em que vivem no mapa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário