Paisagens modificadas
Objetivo: mostrar
para o aluno que o homem transforma os
espaços onde vive e que com isso traz coisas boas (mais conforto) e coisas
ruins (destruição da natureza).
Para esta aula o professor deverá trazer para a sala dois
painéis, um com paisagens naturais e outro com paisagens modificadas pelo
homem, em seguida formar dois grupos.
Os grupos devem observar cada painel e depois descrever as
imagens, que mais lhes chamaram a atenção. Exemplo de painel:
Neste momento o professor deve explicar a
diferença de uma paisagem natural de uma paisagem modificada pelo homem.
1- Sugestão de
atividade
Num segundo momento o professor pode distribuir charges ou tirinhas
de paisagens modificadas e naturais e pedir para que os grupos construam uma
história a partir das imagens e conte para o outro grupo.
2 - Sugestão de atividade
Depois
de explanado o conteúdo que o homem pode modificar o ambiente em que habita, podemos
confeccionar uma maquete com os tipos de paisagem em cada grupo.
Materiais para a construção
da maquete:
- Folhas de mato verdes e secas
- Cola
- Tesoura
- Folha de isopor
- Tinta
- Terra
- Pó de serra
- Caixinhas de fósforo, creme dental, etc...
- Latinhas de margarina vazia
- Tampinhas de garrafa pet
- Pedrinhas
- Carrinhos
- Bonequinhos
Cores amigas no trânsito

São cores muito bonitas
Mas se à elas não deres importância
Podes encerrar uma vida.
No verde tudo irá
bem
O amarelo é um alerta de amigo
No vermelho não pode ter pressa
Se quiser chegar no destino
Quem ama essas três cores
Viverá feliz e contente
Pois quem respeita os sinais
Mostra ser inteligente.
O amarelo é um alerta de amigo
No vermelho não pode ter pressa
Se quiser chegar no destino
Quem ama essas três cores
Viverá feliz e contente
Pois quem respeita os sinais
Mostra ser inteligente.
(Elaine
Maiara Pereira Olegário.
Centro Educacional Maria de Lourdes Couto Cabral/CAIC, Navegantes, SC).
Centro Educacional Maria de Lourdes Couto Cabral/CAIC, Navegantes, SC).
Objetivo: apresentar as cores que compõe o
semáforo, qual a importância dele para os motoristas e para os pedestres no
trânsito.
Após a leitura do
poema, o professor deve explicar qual a função de cada cor no semáforo e o que
cada uma delas representa para os motoristas e pedestres.
1- Sugestão de atividade
Montar
um semáforo de emborrachado com grupos de três crianças. Em seguida pedir que
cada equipe exponha seu semáforo e fale a função de cada cor.
Material necessário pra montar o
semáforo.
- Emborrachado: preto, vermelho, verde e amarelo
- Cola para E.V.A
- Canetinha colorida
2° Momento da aula
O professor pode distribuir
imagens de trânsito para cada aluno e apresentar também a
faixa de pedestre para as crianças.
2- Sugestão de atividade
Identificar os
sinais de trânsito presentes na imagem e o que não podemos fazer no trânsito.
3- Sugestão de atividade
Pedir
para que o aluno descreva o que acontece nas imagens de certo e errado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário