OUÇA
E CANTE!
Se Essa Rua Fosse Minha
Se esta rua se esta rua fosse Minha
eu mandava eu mandava ladrilhar
com pedrinhas, com pedrinhas de brilhantes
só prá ver só prá ver meu bem passar
Nesta rua nesta rua tem um bosque
que se chama que se chama Solidão
dentro dele dentro dele mora um anjo
que roubou que roubou meu coração
Se eu roubei se eu roubei teu coração
tu roubaste tu roubaste o meu também
se eu roubei se eu roubei teu coração
é porque é porque te quero bem.
eu mandava eu mandava ladrilhar
com pedrinhas, com pedrinhas de brilhantes
só prá ver só prá ver meu bem passar
Nesta rua nesta rua tem um bosque
que se chama que se chama Solidão
dentro dele dentro dele mora um anjo
que roubou que roubou meu coração
Se eu roubei se eu roubei teu coração
tu roubaste tu roubaste o meu também
se eu roubei se eu roubei teu coração
é porque é porque te quero bem.
O objetivo desta aula é trabalhar
o conceito de rua levando as crianças a compreender que as ruas servem para a
circulação de veículos e pessoas, que toda rua possui nome, casas e
estabelecimentos. Nesta atividade, a educadora deve enfatizar que os
estabelecimentos presentes em uma rua, juntamente com o seu nome serve como referências para
nos localizarmos.
Sugestão de atividade prática:
- Nesta atividade a professora pode levar as crianças até a rua da escola, mostrando os tipos de casas, comércios, igrejas etc. que fazem parte daquela rua.
- Logo após este primeiro momento
deve ser explanado para os alunos que cada rua possui um nome que a identifica
e que permite que nos localizemos dentro de um bairro ou cidade.
- Depois pode ser solicitado aos alunos que desenhem a rua onde moram, estes devem representar através do desenho sua casa, a casa dos vizinhos e os estabelecimentos que ficam localizados na rua onde moram.
Sugestão de atividade escrita:
ATIVIDADE MINHA RUA
1- VOCÊ SABIA QUE TODA RUA TEM UM
NOME? ESCREVA O NOME DA RUA EM QUE VOCÊ MORA.________________________________________________________
CASAS ( ) EDIFÍCIO ( ) LOJAS ( ) PADARIA ( ) IGREJA ( ) ÁRVORE ( )
3-VAMOS BRINCAR DE ADIVINHAR?
O QUE É O QUE É?
ESTÁ NO MEIO DA RUA________________________________________
4- FAÇA PEQUENAS
BOLINHAS DE PAPEL ALUMÍNIO PARA REPRESENTAR AS PEDRINHAS DE BRILHANTES NA RUA
ABAIXO.
OUÇA E CANTE!
Alecrim
Dourado
Alecrim
Alecrim dourado que nasceu no campo sem ser semeado
Alecrim
Alecrim dourado que nasceu no campo sem ser semeado
Foi meu amor que me disse assim que a flor do campo era e o alecrim
Foi meu amor que me disse assim que a flor do campo e o alecrim 2x
1-OBSERVE AS FOTOS E CIRCULE A QUE REPRESENTA A VIDA DO CAMPO
Alecrim dourado que nasceu no campo sem ser semeado
Alecrim
Alecrim dourado que nasceu no campo sem ser semeado
Foi meu amor que me disse assim que a flor do campo era e o alecrim
Foi meu amor que me disse assim que a flor do campo e o alecrim 2x
Trabalhando
o meio rural:
O objetivo desta aula é o de
levar a criança a perceber o campo e a paisagem rural, além de propor a
comparação entre a vida no campo e a vida na cidade.
Dados da aula:
· No primeiro momento a professora deve
apresentar a música Alecrim dourado, destacando para o aluno que eles irão
aprender sobre o campo. Para atiçar o interesse das crianças pode ser
apresentado o vídeo infantil com a música.
· No segundo momento, deve ser apresentadas
imagens do campo para o aluno, retratando a paisagem e os animais que vivem em
meio rural.
·
No terceiro momento devem ser questionadas
oralmente aos alunos as principais diferenças que eles perceberam entre a
paisagem da cidade e do campo, procure saber se o aluno já esteve em uma área
rural, se sabe como é a vida das pessoas que moram no campo, se perceberam a
diferença entre os animais domésticos da cidade e os animais que vivem no
campo.
Pode
ser aplicada uma atividade escrita segundo o modelo abaixo:
ATIVIDADE
MEIO RURAL
1-OBSERVE AS FOTOS E CIRCULE A QUE REPRESENTA A VIDA DO CAMPO
2- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE AS
TRÊS FOTOGRAFIAS?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
CANTE!
Música das tarefas da
semana
( paródia música marcha
saldado)
Ontem foi domingo, eu fui passear
Hoje é segunda-feira, vou agora
estudar
Amanha é terça-feira, eu vou desenhar
E na quarta-feira, o desenho vou
pintar
Depois na quinta-feira, aprendo a
cantar
E na sexta-feira, todos vão querer
dançar
Sábado sem aula, eu posso brincar
E os da semana eu já aprendi contar.
Sugestões de atividades
O objetivo
desta atividade é trabalhar o reconhecimento da passagem do tempo ao longo de
um dia e de uma semana por parte das crianças.
A professora
pode iniciar a aula questionando os alunos sobre as atividades que eles fazem
durante o dia, como eles identificam o que é dia e o que é noite, como eles percebem que
acabou um dia e começou outro, em que dia da semana eles estão, quais os dias
da semana que não tem aula, etc.
Em um
segundo momento, pode ser apresentado um calendário em forma de cartaz
confeccionado de maneira lúdica pela professora, e assim, devem ser apresentados
os nomes de cada dia da semana para as crianças.
A professora
pode relatar que o dia é dividido em três períodos: dia, tarde e noite, e que
temos atividade específicas a cada horário, como tomar café da manhã, almoçar e
jantar.
Sugestão de atividade escrita
NORONHA, Maria Eduarda, 1957:sucesso sistema de ensino: geografia: 1º ano do ensino fundamental em nove anos /maria Eduarda Noronha , maria Luiza soares;ilustrações Ewerton Heráclio.2ª ed..Recife:Prazer de ler,2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário