Zé Colmeia
O filme
Sinopse: O parque florestal Jellystone está perdendo visitantes,
por isso o prefeito Brown decide fechá-lo e vender suas terras. Isso quer dizer
que as famílias não poderão mais apreciar a beleza da natureza – e pior, Zé
Colmeia e seu amigo Catatau perderão a única casa que eles conhecem. Frente ao
maior desafio de sua vida, Zé Colmeia terá que provar que ele realmente é “o
mais esperto de todos os ursos” e com seu inseparável amigo Catatau, irá unir
forças ao Guarda Smith para encontrar uma saída e salvar o parque de ser
fechado para sempre.
Roteiro
de análise: Assunto
relacionado: A natureza e a paisagem natural e modificada.
Ao
trabalharmos com filme esperamos motivar aspectos que levem os estudantes a
justificarem sua posição e possibilitem encontrar e construir respostas. Os
alunos estão aptos para organizar oralmente um história, ou seja, recontarem oi
filme a partir dos dados observados.
Através dos comentários
dos alunos podemos observar a contribuição do filme para o estudo da geografia
e ou conteúdo estudado. O professor pode levar os alunos a comentar sobre à
situação inicial do filme, o que modificou a situação apresentada, o problema
que surgiu para ser resolvido, o ponto de maior conflito e a solução
do problema que surgiu no decorrer do filme.
Sugestões
de questionamentos orais, em uma roda de conversa, após o filme:
1- Quais
são os personagens principais?
2- De
qual personagem você mais gostou? Por quê?
3- Onde
acontece a história do filme? Descreva como era.
4- Que
problemas aconteceram no decorrer do filme?
5- Qual
foi a solução para esse problema?
6- Você mudaria alguma coisa nesse filme?
Após
a roda de conversa, que estimula a linguagem oral do aluno, pode-se solicitar
que eles ilustrem o filme no caderno de desenho e depois expor esses desenhos
em cartazes na sala de aula.
AULA PASSEIO:
AULA PASSEIO:
Na
aula seguinte pode-se propor uma aula-passeio no
"Poço Escuro", uma reserva florestal sob administração do poder
público, com diversas trilhas e flora e fauna preservadas.
Com o objetivo de levar o aluno a refletir e observar, criticamente, os
aspectos funcionais de sua comunidade. O professor deverá ter uma ideia clara
sobre o local a ser visitado para orientar os alunos a realizarem um roteiro
prévio dos elementos mais importantes a serem observados durante a aula-passeio. Após a visita, os alunos deverão desenhar (retratar graficamente) os aspectos
mais relevantes observados, de forma livre.
Avaliação
Será dada pelo interesse que a classe tiver
nas visitas, pela produção dos desenhos e textos e pelos relatórios orais
surgidos.
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