Falando de espaço na geografia
Ao falarmos de espaço com as crianças de 1°ano o melhor é
partir de sua realidade.
Para iniciarmos as discussões, faremos a leitura de um
poema (O melhor lugar do mundo), logo
em seguida discutiremos com as crianças o que cada uma entende por moradia,
pedir que cada uma descreva a sua moradia e de que ela é feita.
Objetivo: mostrar para a criança que
existem diversos tipos de moradia e que nem toda família tem uma casa para
morar. E que é um direito de todas as crianças, mas nem sempre isso é respeitado.
O
melhor lugar do mundo
Nicole Berger
Nem toda gente do mundo
tem
casa para morar
Igual
à casa onde moro.
Existe
casa de palha,
De
pedra de bambu.
Existe
casa de gelo,
que
tem nome de iglu:
de
tijolo ou de madeira,
Existe
casa de barro
e
até casa de esteira.
É
muito bom conhecer
tanta
casa diferente,
mas
o melhor lugar do mundo
é
mesmo a casa da gente!
Sugestão
de atividade
1ª ETAPA: selecione imagens de
vários tipos de moradia (casas de alvenaria, prédios, barracos, ocas, iglus,
palafita) e monte com a criança um cartaz e cole cada uma dessas figuras e descreva onde cada uma delas pode ser
encontrada e de que é construída. Ex:
2ª
ETAPA: após a leitura de cada imagem e reconhecimento dos tipos de moradia,
entregue para cada criança uma atividade xerocada e peça que cada uma responda.
Exemplo de Atividade
1-
Há vários tipos de moradia. Pinte a que for mais parecida com a sua.
2- Identifique os tipos de moradia abaixo.
3-
Pesquise em jornais, revistas os diversos tipos de moradia. Dê preferência
àquelas que sejam diferentes das que você conhece. Recorte-as e cole-as abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário