Estrelinhas

domingo, 25 de março de 2012

Paisagens modificadas


Paisagens modificadas

Objetivo: mostrar para  o aluno que o homem transforma os espaços onde vive e que com isso traz coisas boas (mais conforto) e coisas ruins (destruição da natureza).

        Para esta aula o professor deverá trazer para a sala dois painéis, um com paisagens naturais e outro com paisagens modificadas pelo homem, em seguida formar dois grupos.
         Os grupos devem observar cada painel e depois descrever as imagens, que mais lhes chamaram a atenção. Exemplo de painel:



         Neste momento o professor deve explicar a diferença de uma paisagem natural de uma paisagem modificada pelo homem.

1- Sugestão de atividade
         Num segundo momento o professor pode distribuir charges ou tirinhas de paisagens modificadas e naturais e pedir para que os grupos construam uma história a partir das imagens e conte para o outro grupo.


 
2 - Sugestão de atividade
            Depois de explanado o  conteúdo  que o homem pode  modificar o ambiente em que habita, podemos confeccionar uma maquete com os tipos de paisagem  em cada grupo.

Materiais para a construção da maquete:
  • Folhas de mato verdes e secas
  • Cola
  • Tesoura
  • Folha de isopor
  • Tinta
  • Terra
  • Pó de serra
  • Caixinhas de fósforo, creme dental, etc...
  • Latinhas de margarina vazia
  • Tampinhas de garrafa pet
  • Pedrinhas
  • Carrinhos
  • Bonequinhos


Cores amigas no trânsito
Verde, amarelo e vermelho
São cores muito bonitas
Mas se à elas não deres importância
Podes encerrar uma vida.
No verde tudo irá bem
O amarelo é um alerta de amigo
No vermelho não pode ter pressa
Se quiser chegar no destino
Quem ama essas três cores
Viverá feliz e contente
Pois quem respeita os sinais
Mostra ser inteligente.
(Elaine Maiara Pereira Olegário.

Centro Educacional Maria de Lourdes Couto Cabral/CAIC, Navegantes, SC).

Objetivo: apresentar as cores que compõe o semáforo, qual a importância dele para os motoristas e para os pedestres no trânsito.

        Após a leitura do poema, o professor deve explicar qual a função de cada cor no semáforo e o que cada uma delas representa para os motoristas e pedestres. 

1- Sugestão de atividade
Montar um semáforo de emborrachado com grupos de três crianças. Em seguida pedir que cada equipe exponha seu semáforo e fale a função de cada cor.

Material necessário pra montar o semáforo.
  • Emborrachado: preto, vermelho, verde e amarelo
  • Cola para E.V.A
  • Canetinha colorida

 2° Momento da aula
          O professor pode distribuir imagens de trânsito para cada aluno e apresentar também a faixa de pedestre para as crianças.

2- Sugestão de atividade
Identificar os sinais de trânsito presentes na imagem e o que não podemos fazer no trânsito.

 
3- Sugestão de atividade
 Pedir para que o aluno descreva o que acontece nas imagens de certo e errado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário