Estrelinhas

domingo, 25 de março de 2012


Falando de espaço na geografia

                 Ao falarmos de espaço com as crianças de 1°ano o melhor é partir de sua realidade.
                Para iniciarmos as discussões, faremos a leitura de um poema  (O melhor lugar do mundo), logo em seguida discutiremos com as crianças o que cada uma entende por moradia, pedir que cada uma descreva a sua moradia e de que ela é feita. 
Objetivo: mostrar para a criança que existem diversos tipos de moradia e que nem toda família tem uma casa para morar. E que é um direito de todas as crianças, mas nem sempre isso é respeitado.


O melhor lugar do mundo 

Nicole Berger

Nem toda gente do mundo                                                                                                         
tem casa para morar
Igual à casa onde moro.
                                                               
Existe casa de palha,
De pedra de bambu.                                       

Existe casa de gelo,
que tem nome de iglu:
de tijolo ou de madeira,
Existe casa de barro
e até casa de esteira.

É muito bom conhecer
tanta casa diferente,
mas o melhor lugar do mundo
é mesmo a casa da gente!


Sugestão de atividade

1ª ETAPA: selecione imagens de vários tipos de moradia (casas de alvenaria, prédios, barracos, ocas, iglus, palafita) e  monte com a criança  um cartaz e cole cada uma dessas figuras  e descreva onde cada uma delas pode ser encontrada e de que é construída. Ex:

2ª ETAPA: após a leitura de cada imagem e reconhecimento dos tipos de moradia, entregue para cada criança uma atividade xerocada e peça que cada uma responda. 

Exemplo de Atividade
1- Há vários tipos de moradia. Pinte a que for mais parecida com a sua.

 2- Identifique os tipos de moradia abaixo.

 
3- Pesquise em jornais, revistas os diversos tipos de moradia. Dê preferência àquelas que sejam diferentes das que você conhece. Recorte-as e cole-as abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário