Estrelinhas

sexta-feira, 23 de março de 2012

Zé Colmeia
O filme

Sinopse: O parque  florestal Jellystone está perdendo visitantes, por isso o prefeito Brown decide fechá-lo e vender suas terras. Isso quer dizer que as famílias não poderão mais apreciar a beleza da natureza – e pior, Zé Colmeia e seu amigo Catatau perderão a única casa que eles conhecem. Frente ao maior desafio de sua vida, Zé Colmeia terá que provar que ele realmente é “o mais esperto de todos os ursos” e com seu inseparável amigo Catatau, irá unir forças ao Guarda Smith para encontrar uma saída e salvar o parque de ser fechado para sempre.

Roteiro de análise: Assunto relacionado: A natureza e a paisagem natural e modificada.

Ao trabalharmos com filme esperamos motivar aspectos que levem os estudantes a justificarem sua posição e possibilitem encontrar e construir respostas. Os alunos estão aptos para organizar oralmente um história, ou seja, recontarem oi filme a partir dos dados observados.
Através dos comentários dos alunos podemos observar a contribuição do filme para o estudo da geografia e ou conteúdo estudado. O professor pode levar os alunos a comentar sobre à situação inicial do filme, o que modificou a situação apresentada, o problema que surgiu para ser resolvido, o ponto de maior conflito e a solução do problema que surgiu no decorrer do filme.

Sugestões de questionamentos orais, em uma roda de conversa, após o filme:

1-  Quais são os personagens principais?
2- De qual personagem você mais gostou? Por quê?
3-  Onde acontece a história do filme? Descreva como era.
4-  Que problemas aconteceram no decorrer do filme?
5-  Qual foi a solução para esse problema?
6-  Você mudaria alguma coisa nesse filme?
   Após a roda de conversa, que estimula a linguagem oral do aluno, pode-se solicitar que eles ilustrem o filme no caderno de desenho e depois expor esses desenhos em cartazes na sala de aula. 


  AULA PASSEIO:
         Na aula seguinte pode-se propor uma aula-passeio no "Poço Escuro", uma reserva florestal sob administração do poder público, com diversas trilhas e flora e fauna preservadas. Com o objetivo de levar o aluno a refletir e observar, criticamente, os aspectos funcionais de sua comunidade. O professor deverá ter uma ideia clara sobre o local a ser visitado para orientar os alunos a realizarem um roteiro prévio dos elementos mais importantes a serem observados durante a aula-passeio. Após a visita, os alunos deverão desenhar (retratar graficamente) os aspectos mais relevantes observados, de forma livre.
Avaliação
             Será dada pelo interesse que a classe tiver nas visitas, pela produção dos desenhos e textos e pelos relatórios orais surgidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário