Estrelinhas

sábado, 24 de março de 2012


OUÇA E CANTE!

Se Essa Rua Fosse Minha 
 
Se esta rua se esta rua fosse Minha
eu mandava eu mandava ladrilhar
com pedrinhas, com pedrinhas de brilhantes
só prá ver só prá ver meu bem passar

Nesta rua nesta rua tem um bosque
que se chama que se chama Solidão
dentro dele dentro dele mora um anjo
que roubou que roubou meu coração

Se eu roubei se eu roubei teu coração
tu roubaste tu roubaste o meu também
se eu roubei se eu roubei teu coração
é porque é porque te quero bem.

            O objetivo desta aula é trabalhar o conceito de rua levando as crianças a compreender que as ruas servem para a circulação de veículos e pessoas, que toda rua possui nome, casas e estabelecimentos. Nesta atividade, a educadora deve enfatizar que os estabelecimentos presentes em uma rua, juntamente com o seu nome serve como referências para nos localizarmos.
Sugestão de atividade prática:



  •  Nesta atividade a professora pode levar as crianças até a rua da escola, mostrando os tipos de casas, comércios, igrejas etc. que fazem parte daquela rua. 
  •  Logo após este primeiro momento deve ser explanado para os alunos que cada rua possui um nome que a identifica e que permite que nos localizemos dentro de um bairro ou cidade. 
  • Depois pode ser solicitado aos alunos que desenhem a rua onde moram, estes devem representar através do desenho sua casa, a casa dos vizinhos e os estabelecimentos que ficam localizados na rua onde moram.
Sugestão de atividade escrita:
ATIVIDADE MINHA RUA
1-      VOCÊ SABIA QUE TODA RUA TEM UM NOME? ESCREVA O NOME DA RUA EM QUE VOCÊ MORA.________________________________________________________
2- MARQUE COM X, O QUE ENCONTRAMOS NA RUA ONDE VOCÊ MORA:
CASAS ( )    EDIFÍCIO ( )   LOJAS ( )    PADARIA  (  )   IGREJA  (   ) ÁRVORE (   )
FÁBRICAS  (  )   POSTES DE LUZ (   )

3-VAMOS BRINCAR DE ADIVINHAR?
O QUE É O QUE É?
ESTÁ NO MEIO DA RUA________________________________________
4- FAÇA PEQUENAS BOLINHAS DE PAPEL ALUMÍNIO PARA REPRESENTAR AS PEDRINHAS DE BRILHANTES NA RUA ABAIXO.


OUÇA E CANTE!



            Alecrim Dourado 
Alecrim
Alecrim dourado que nasceu no campo sem ser semeado

Alecrim
Alecrim dourado que nasceu no campo sem ser semeado
Foi meu amor que me disse assim que a flor do campo era e o alecrim
Foi meu amor que me disse assim que a flor do campo e o alecrim 2x



Trabalhando o meio rural:

     O objetivo desta aula é o de levar a criança a perceber o campo e a paisagem rural, além de propor a comparação entre a vida no campo e a vida na cidade.



Dados da aula:
·        No primeiro momento a professora deve apresentar a música Alecrim dourado, destacando para o aluno que eles irão aprender sobre o campo. Para atiçar o interesse das crianças pode ser apresentado o vídeo infantil com a música.
·        No segundo momento, deve ser apresentadas imagens do campo para o aluno, retratando a paisagem e os animais que vivem em meio rural.
·         No terceiro momento devem ser questionadas oralmente aos alunos as principais diferenças que eles perceberam entre a paisagem da cidade e do campo, procure saber se o aluno já esteve em uma área rural, se sabe como é a vida das pessoas que moram no campo, se perceberam a diferença entre os animais domésticos da cidade e os animais que vivem no campo.



Pode ser aplicada uma atividade escrita segundo o modelo abaixo:
ATIVIDADE MEIO RURAL
 
1-OBSERVE AS FOTOS E CIRCULE A QUE REPRESENTA A VIDA DO CAMPO









2- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE AS TRÊS FOTOGRAFIAS?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
3- OBSERVE OS ANIMAIS ABAIXO E MARQUE COM UM X OS QUE VIVEM NA ÁREA RURAL.


CANTE!
Música das tarefas da semana
( paródia música marcha saldado)




Ontem foi domingo, eu fui passear
Hoje é segunda-feira, vou agora estudar
Amanha é terça-feira, eu vou desenhar
E na quarta-feira, o desenho vou pintar
Depois na quinta-feira, aprendo a cantar
E na sexta-feira, todos vão querer dançar
Sábado sem aula, eu posso brincar
E os da semana eu já aprendi contar.


Sugestões de atividades


            O objetivo desta atividade é trabalhar o reconhecimento da passagem do tempo ao longo de um dia e de uma semana por parte das crianças.

            A professora pode iniciar a aula questionando os alunos sobre as atividades que eles fazem durante o dia, como eles identificam o que é dia e o que é noite, como eles percebem que acabou um dia e começou outro, em que dia da semana eles estão, quais os dias da semana que não tem aula, etc.

            Em um segundo momento, pode ser apresentado um calendário em forma de cartaz confeccionado de maneira lúdica pela professora, e assim, devem ser apresentados os nomes de cada dia da semana para as crianças.
            A professora pode relatar que o dia é dividido em três períodos: dia, tarde e noite, e que temos atividade específicas a cada horário, como tomar café da manhã, almoçar e jantar.
Sugestão de atividade escrita


NORONHA, Maria Eduarda, 1957:sucesso sistema de ensino: geografia: 1º ano do ensino fundamental em nove anos /maria Eduarda Noronha , maria Luiza soares;ilustrações Ewerton Heráclio.2ª ed..Recife:Prazer de ler,2008.








Nenhum comentário:

Postar um comentário